quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Programação de Dezembro de 2009


Coordenação de todos os encontros: Antonino Condorelli (condor_76@hotmail.com) – Educador e comunicador; Coordenador da organização-não-governamental Coletivo Quan An; Pesquisador do Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Idealizador dos Diálogos Criativos.

Sábado 05/12 – 19:00 hs.

Ciclo Temático: Resiliência, essa inaudita capacidade humana de sobrepujar as dificuldades.

A professora Norma Takeuti
e uns jovens resilientes do
bairro dos Guarapes, em Natal


Encontro: O FLORESCER DO LÓTUS: A EXPERIÊNCIA DE RESILIÊNCIA DE UMA GALERA JOVEM.

Norma Takeuti, Marlos Bezerra e
jovens resilientes do bairro dos
Guarapes, em Natal

Facilitadores: Norma Missae Takeuti (nortak@uol.com.br) - Professora do Departamento de Ciências Sociais e membro permamente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Marlos Alves Bezerra (marlosdoc@yahoo.com.br) - Psicólogo e sociólogo c om pesquisas e atuação nas áreas de violência, juventude, subjetividades, espaços urbanos e favelas e psicologia transpessoal.

ATENÇÃO! Às 18:00 hs., na parte de baixo da Livraria Siciliano, acontecerá o LANÇAMENTO da coletânea de ensaios organizada por Norma Takeuti e Christophe Niewiadomski REINVENÇÕES DO SUJEITO SOCIAL - TEORIAS E PRÁTICAS BIOGRÁFICAS, Editora Sulina, 2009. Um artigo desta coletânea conta a saga de resiliência da galera jovem do bairro dos Guarapes, em Natal, protagonista deste encontro dos Diálogos Criativos.


Segunda-feira 14/12 – 19:00 hs.

Ciclo Temático: Resiliência, essa inaudita capacidade humana de sobrepujar as dificuldades.
Justificar

Encontro: RESILIÊNCIA: A ARTE DE VIVER NO COTIDIANO DE PROFESSORES.

Facilitadora: Rousiêne da Silva Gonçalves (rousi_g@hotmail.com) - Professora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).


Quarta-feira 16/12 – 19:00 hs.

Encontro: DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO: UM DESAFIO PARA O SÉCULO XXI.

Membros do Fórum Potiguar
de Diálogo Inter-Religioso

Facilitadores: Representantes de diferentes tradições espirituais presentes no Rio Grande do Norte que integram o Fórum Potiguar de Diálogo Inter-Religioso (forum-inter-religioso@googlegroups.com): Éden Lemos (Federação Espírita do Rio Grande do Norte); Ramon Vasconcelos (Centro Chagdud Gonpa Ieshe Tso - Budismo Tibetano); Carlos Peixoto (Associação Beneficente Muçulmana do Rio Grande do Norte); Padre Fábio Santos (Igreja Católica); Reverendo Rodson Ricardo do Nascimento (Igreja Episcopal Anglicana do Brasil).


Terça-feira 22/12 – 18:00 hs. -ENCONTRO ESPECIAL COM ENTRADA FRANCA

Ciclo de Conferências: Desafios do conhecimento, enigmas do sujeito - Palestras ministradas pelo biólogo e filósofo francês Henri Atlan em Natal, Rio Grande do Norte, entre os dias 21 e 22 de dezembro de 2009.


Encontro: O ÚTERO ARTIFICIAL, DIÁLOGO SOBRE ÉTICA E CIÊNCIA.

Facilitador: Henri Atlan (henri.atlan@ehess.fr, atlan@ehess.fr) - Biólogo, filósofo e escritor francês; Diretor de estudos da École des Hautes Études en Sciences Sociales (Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais) de Paris; Professor Emérito de Biofísica e Diretor do Human Biology Research Center (Centro de Pesquisa em Biologia Humana) do Hospital Universitário de Hadassah, em Jerusalém (Israel).

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Fotos do encontro de quarta-feira, 25 de novembro

Encontro realizado na quarta-feira, 25 de novembro, das 19:00 às 22:00 horas no Auditório da Livraria Siciliano em Natal, Rio Grande do Norte, sobre o tema Interfaces entre o resiliente e o artista-coreógrafo no diálogo do imaginário e do real. Facilitador: Sávio Jordan Azevedo de Luna. Coordenação: Antonino Condorelli.

domingo, 22 de novembro de 2009

O encontro de 25 de novembro discutirá sobre a relação entre imaginação e realidade no processo de resiliência e no de criação artística do coreógrafo


Como fazer dialogar imaginação e experiência v
ivida para promover a resiliência, ou seja, a capacidade do ser humano de se desenvolver plenamente apesar dos traumas? Quais as relações deste processo com o de criação de obras artísticas realizado pelo coreógrafo? É o que discutirá o próximo encontro dos Diálogos Criativos que acontecerá quarta-feira 25 de novembro às 19:00 horas no auditório da Livraria Siciliano, no terceiro piso do shopping Midway Mall.

O encontro terá como facilitador Sávio Jordan Azevedo de Luna - coreógrafo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestre em Educação pela mesma universidade e membro do Grupo de Estudos em Corpo, Arte e Educação (GECARTE) do seu Departamento de Artes - e se intitulará Interfaces entre o resiliente e o artista coreógrafo no diálogo do imaginário e do real. A coordenação do evento será do jornalista e educador Antonino Condorelli, idealizador dos Diálogos Criativos.

O encontro está aberto a todas as pessoas interessadas com uma inscrição de apenas dez reais e o direito à consumação de um delicioso expresso gourmet oferecido pelo Café Genot. Para estudantes com carteira o valor da inscrição será de apenas cinco reais. Grupos de três pessoas pagarão somente duas inscrições. Ninguém será impedido de participar do encontro por falta de condição financeira: pessoas com restrições dessa ordem, deverão escrever para dialogoscriativos@yahoo.com.br antes do encontro e conversar diretamente com a coordenação do projeto.


A organização dos Diálogos Criativos, através de umas das suas instituições promotoras, a organização-não-governamental Coletivo Quan An, emitirá um certificado que comprova a participação neste encontro. Todos os interessados em receber o certificado precisarão deixar seu nome completo no momento da inscrição e poderão retirá-lo no dia do encontro sucessivo dos Diálogos Criativos.


O encontro faz parte do ciclo temático Resiliência: essa inaudita capacidade humana de sobrepujar as dificuldades, que contará com mais dois encontros até o final de dezembro nos quais o conceito será abordado de forma ampla e diversificada, a partir de múltiplos olhares.

Sejam todas e todos bemvindos!


Para mais informações: http://dialogoscriativosnatal.blogspot.com


Contato: dialogoscriativos@yahoo.com.br


Para receber a programação por e-mail, cadastrar-se em:


http://br.groups.yahoo.com/group/dialogoscriativosnatal

domingo, 15 de novembro de 2009

O encontro de quarta-feira, 18 de novembro,discutirá a necessidade de uma formação humanista e ecológica para os profissionais do Direito


Como formar advogados/as e cidadãos/ãs éticos/as, comprometidos com os mais legítimos anseios sociais e ambientais, com uma visão abrangente e complexa dos direitos humanos e da natureza? É o que discutirá o próximo encontro dos Diálogos Criativos que acontecerá quarta-feira 18 de novembro às 19:00 horas no auditório da Livraria Siciliano, terceiro piso do shopping Midway Mall.
Justificar
O encontro terá como facilitador Francisco Flávio Oliveira dos Anjos - mestre em Ciências Sociais, professor do Curso de Direito da Faculdade de Natal (FAL) e advogado militante - e se intitulará Humanização e religação: a libertação da educação jurídica através do diálogo entre Direito, sociedade e natureza. A coordenação do evento será do jornalista e educador Antonino Condorelli, idealizador dos Diálogos Criativos.

O encontro está aberto a todas as pessoas interessadas com uma inscrição de apenas dez reais e o direito à consumação de um delicioso expresso gourmet oferecido pelo Café Genot. Para estudantes com carteira o valor da inscrição será de apenas cinco reais. Grupos de três pessoas pagarão somente duas inscrições.

A organização dos Diálogos Criativos, através de umas das suas instituições promotoras, a organização-não-governamental Coletivo Quan An, emitirá um certificado que comprova a participação neste encontro. Todos os interessados em receber o certificado precisarão deixar seu nome completo no momento da inscrição e poderão retirá-lo no dia do encontro sucessivo dos Diálogos Criativos.

No encontro, o advogado e professor Flávio dos Anjos discutirá com os participantes sobre como apontar caminhos para uma reforma paradigmática dos Cursos de Direito das instituições de ensino superior que vise a formação de profissionais com uma visão humanista e ecológica, comprometidos com uma ética da solidariedade entre os seres humanos e entre estes e o planeta.

Sejam todas e todos bemvindos!

Para mais informações: dialogoscriativos@yahoo.com.br

Para receber a programação por e-mail, cadastrar-se em:

http://br.groups.yahoo.com/group/dialogoscriativosnatal

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Reagendamentos e próximo encontro dos Diálogos Criativos

Comunicamos a todos os seguidores dos Diálogos Criativos que o encontro de domingo, 15 de novembro, intitulado Estação da Cultura: Processos de inventividade e resistência social, foi cancelado e será reagendado para 2010.

Também informamos que o encontro sobre o livro "Gomorra" de Roberto Saviano, que ia acontecer no passado sábado, 7 de novembro, foi adiado para quarta-feira, 16 de dezembro, às 19:00.
Os Diálogos Criativos recomeçarão na próxima quarta-feira, 18 de novembro, às 19:00 com o encontro Humanização e religação: a libertação da educação jurídica através do diálogo entre direito, sociedade e natureza, que terá como facilitador o professor Francisco Flávio Oliveira dos Anjos (ffaanjos@yahoo.com.br), Mestre em Ciências Sociais e professor do Curso de Direito da Faculdade de Natal (FAL).


Aguardamos-lhes lá! Sejam desde já tod@s bemvind@s!

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O novo encontro dos Diálogos Criativos, sábado 7 de novembro às 19:00, discutirá a máfia italiana a partir do livro “Gomorra” de Roberto Saviano

Os Diálogos Criativos estréiam o ciclo temático A Identidade Italiana, promovido pelo Centro di Cultura Italiana MadrelinguA, no seu próximo encontro que acontecerá sábado 7 de novembro às 19:00 horas no auditório da Livraria Siciliano, terceiro piso do shopping Midway Mall.


O encontro terá como facilitador Michele Maisto, diretor do MadrelinguA, e se intitulará “Gomorra” de Roberto Saviano e o delírio de onipotência da Camorra napolitana. Um espelho para a sociedade brasileira? A coordenação do evento será do jornalista e educador Antonino Condorelli, idealizador dos Diálogos Criativos.


Michele Maisto, diretor
do Cenro MadrelinguA

O encontro está aberto a todas as pessoas interessadas com uma inscrição de apenas dez reais e o direito à consumação de um delicioso expresso gourmet oferecido pelo Café Genot. Para estudantes com carteira o valor da inscrição será de apenas cinco reais. Grupos de três pessoas pagarão somente duas inscrições. Se o encontro atingir uma cota de pelo menos 20 inscritos, será realizado um sorteio cujo vencedor será presenteado com um exemplar do livro “Gomorra” de Roberto Saviano ou com outro livro de até 50 reais de sua escolha entre os que estão à venda na Livraria Siciliano.

Roberto Saviano,
autor de "Gomorra"

A organização dos Diálogos Criativos, através de umas das suas instituições promotoras, a organização-não-governamental Coletivo Quan An, emitirá um certificado que comprova a participação neste encontro. Todos os interessados em receber o certificado precisarão deixar seu nome completo no momento da inscrição e poderão retirá-lo no dia do encontro sucessivo dos Diálogos Criativos.

Uma cena do filme "Gomorra"
baseada no romance de Saviano

No encontro, o diretor da MadrelinguA discutirá com os participantes sobre a história e os lugares onde a criminalidade organizada italiana nasceu e continua se manifestando, com o objetivo de que a percepção do fenômeno não fique representada somente do ponto de vista dos filmes de Hollywood.

Detenção de um
chefe da Camorra


O encontro representa a estréia do ciclo temático A Identidade Italiana, que apresentará um olhar panorâmico sobre pessoas, lugares, idéias e coisas que construíram a Itália até hoje. Através da exibição de filmes e documentários, o ciclo pretende contribuir para a superação de estereótipos insuficientes para uma interpretação adequada da sociedade italiana em suas várias manifestações.


Para mais informações:
dialogoscriativos@yahoo.com.br

Para receber a programação por e-mail, cadastrar-se em:

http://br.groups.yahoo.com/group/dialogoscriativosnatal

Para conferir a programação de novembro dos Diálogos Criativos, clique aqui.