quinta-feira, 15 de abril de 2010

O encontro de quarta-feira, 21 de abril, tecerá um diálogo criativo entre arte e ciência

Estamos acostumados a conceber a arte como o domínio da subjetividade, da criação pura, um reino de arbítrio e imprevisibilidade e a contrapor esta forma se relacionar com o mundo com os supostos rigor e objetividade do conhecimento dito “científico”, que imaginamos capaz de “desvendar” leis universais e imutáveis e que, por estes motivos, consideramos o único detentor de um status cognoscente legítimo. Mas será que a ciência não é ela própria uma atividade criativa que compactua com o arbitrário, será que ela própria não está impregnada até a medula de imaginação e subjetividade? Será que arte e ciência não podem dialogar, interagir, miscigenar-se e compenetrar-se para promover um conhecimento mais integral e mais pertinente, ou seja, contextualizado, aberto e ciente de seus limites?

Este será o motivo condutor do próximo encontro dos Diálogos Criativos, que acontecerá na quarta-feira, 21 de abril, às 19:00 horas com o título Arte e ciência: um diálogo cultural indispensável.

O encontro, com entrada franca, será facilitado pelo antropólogo Edgard de Assis Carvalho, professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) onde coordena o Núcleo de Estudos da Complexidade – COMPLEXUS, representante da Cátedra Itinerante UNESCO Edgar Morin e tradutor para o português de várias obras de destacados cientistas e filósofos franceses como Michel Serrès, Edgar Morin e Henri Atlan (que, em dezembro passado, já participou dos Diálogos Criativos como facilitador de um encontro). Como nos demais encontros, o evento será coordenado pelo idealizador dos Diálogos Criativos, o jornalista Antonino Condorelli.


Todos os participantes do encontro receberão como cortesia um café expresso gourmet oferecido pelo Café Genot, parceiro do projeto, que poderá ser degustado nas mesas da cafeteria ao lado do Auditório da Livraria Siciliano.


Sejam tod@s bemvind@s!

Um comentário: