sábado, 2 de outubro de 2010

Quarta-feira, 06 de outubro, os Diálogos Criativos contribuirão com o Outubro Rosa através de um encontro sobre prevenção do Câncer de Mama

Na quarta-feira, 06 de outubro, acontecerá às 19:00 horas no Auditório da Livraria Siciliano, o segundo encontro da nova temporada dos Diálogos Criativos intitulado Câncer de mama tem cura: aprendendo a cuidar-nos, que pela primeira vez dentro do projeto debaterá um importantíssimo tema de saúde coletiva.


O encontro, com entrada franca, será facilitado por membros do Grupo Despertar e da Rede Feminina Regional de Combate ao Câncer, compostos por voluntárias que prestam solidariedade aos pacientes na Liga Norte-Riograndense contra o Câncer, e contará com a presença de um médico mastologista que atua nesta última. O Grupo Despertar, nascido em 1993, é formado por mulheres que passaram pela experiência do câncer de mama e trocam suas experiências com outras que estão vivenciando a mesma situação, além de promover para estas atividades quais ioga, corais e psicoterapia, entre outras. A Rede Feminina, fundada em 1967, é uma instituição não-governamental que se ocupa da distribuição de próteses mamárias e administra a Casa de Apoio Irmã Gabriela, que alberga pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) procedentes do interior do Rio Grande do Norte e de Estados vizinhos para realizar um tratamento de câncer. O encontro será coordenado pelo idealizador dos Diálogos Criativos, o jornalista Antonino Condorelli.


O encontro se insere na rede de iniciativas promovidas pelo movimento Outubro Rosa, nome que remete à cor do laço que simboliza no mundo inteiro a luta contra o câncer de mama. O movimento, presente em diversos países e que se organizou no Brasil a partir de 2002 começando por São Paulo, estimula a participação de empresas privadas, organizações-não-governamentais e da população em geral na conscientização sobre um problema que afeta milhões de mulheres, sensibilizando para a prevenção e a luta à doença. Em Natal, o movimento organizou-se a partir de 2008 e já conta com uma ampla rede de parceiros públicos, privados e não-governamentais. Os Diálogos Criativos decidiram dar sua contribuição a este movimento de conscientização promovendo um encontro onde voluntárias emprenhadas na assistência a pessoas com câncer de mama e um médico especializado poderão interagir livremente com o público socializando conhecimentos relevantes para a prevenção e o tratamento da doença, esclarecendo dúvidas e principalmente trocando experiências, temores, anseios, esperanças e construindo juntos novas formas de enfrentar este drama individual e coletivo, dentro do espírito que anima o projeto.


Todos os participantes do encontro receberão como cortesia um café expresso gourmet oferecido pelo Café Genot, parceiro do projeto, que poderá ser degustado nas mesas da cafeteria ao lado do Auditório da Livraria Siciliano.


Os Diálogos Criativos são uma iniciativa do jornalista, educador e promotor cultural Antonino Condorelli em parceria com a Livraria Siciliano, o Café Genot e com o apóio editorial do Solto na Cidade, da Tribuna do Norte, da TV Universitária e da Universitária FM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário