terça-feira, 19 de outubro de 2010

Quarta-feira, 20 de outubro, os Diálogos Criativos realizarão um encontro sobre identidade e gastronomia

Na quarta-feira, 20 de outubro, acontecerá às 19:00 horas no Auditório da Livraria Siciliano, no terceiro piso do shopping Midway Mall, mais um encontro do projeto cultural Diálogos Criativos intitulado As raízes são os outros: o caso do macarrão.

O encontro, com entrada franca, será facilitado por Michele Maisto, diretor do Centro di Cultura Italiana MadrelinguA de Natal, e estará sob a coordenação do idealizador dos Diálogos Criativos, o jornalista e educador Antonino Condorelli.

O encontro se insere em uma rede de iniciativas promovidas pelo Centro di Cultura Italiana MadrelinguA, parceiro dos Diálogos Criativos, em ocasião do Dia Mundial do Macarrão e será uma oportunidade para dialogar de forma aberta com o público sobre temas como a construção de identidades, a “invenção” de raízes e a miscigenação cultural a partir da gastronomia. Em um mundo em que os conceitos de identidade e de troca são percebidos cada vez mais como contrapostos e reciprocamente excludentes, onde o não-reconhecimento da natureza intrinsecamente mestiça de qualquer “identidade” gera formas mais ou menos exasperadas de isolamento e intolerância, onde “raízes” cristalizadas e mitizadas são adotadas como pontos de referência para a definição de si e do outro é mais do que nunca indispensável estimular reflexões críticas sobre como acontece o processo de construção destas “raízes”. A história, de fato, parece sugerir-nos que as identidades não estejam inscritas em algum tipo de “patrimônio genético” das sociedades, mas se modificam e re-definem incessantemente nas trocas constante com o “outro”.

Todos os participantes do encontro receberão como cortesia um café expresso gourmet oferecido pelo Café Genot, parceiro do projeto, que poderá ser degustado nas mesas da cafeteria ao lado do Auditório da Livraria Siciliano.


Os Diálogos Criativos são uma iniciativa do jornalista, educador e promotor cultural Antonino Condorelli em parceria com a Livraria Siciliano, o Café Genot e com o apóio editorial do Solto na Cidade, da Tribuna do Norte, da TV Universitária e da Universitária FM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário