sábado, 16 de outubro de 2010

Terça-feira, 19 de outubro, os Diálogos Criativos discutirão sobre aborto e oportunismo eleitoral no segundo turno das eleições presidenciais

Na próxima terça-feira, 19 de outubro, acontecerá às 19:00 horas no Auditório da Livraria Siciliano, no terceiro piso do shopping Midway Mall, um encontro especial do projeto cultural Diálogos Criativos, fora da programação regular, intitulado Aborto nas eleições: a quem interessa?, uma contribuição à discussão pública no contexto da campanha para o segundo turno das eleições presidenciais no Brasil.


O encontro, de entrada franca e aberto a todos, será conduzido por Simone Cabral Marinho dos Santos e Ana Maria Morais Costa, professoras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e contará com contribuições de intelectuais, pesquisadores universitários e militantes da sociedade civil organizada de diferentes áreas. A coordenação será do jornalista, educador e promotor cultural Antonino Condorelli, o idealizador dos Diálogos Criativos.


O objetivo do encontro é promover uma discussão aberta, séria e fundamentada acerca de como e porque um fenômeno extremamente complexo, delicado, não abordável sob a perspectiva de radicalismos ideológicos e reducionismos filosóficos, sobre o qual tanto no seio da sociedade como no dos dois partidos políticos cujos candidatos disputam a Presidência da República não existem posições unitárias e compactas se tornou, improvisa e inesperadamente, uma questão aparentemente determinante da escolha de quem vai governar o Brasil. O foco do encontro não será uma discussão sobre a descriminalização do aborto, embora cada participante terá total liberdade para colocar seus argumentos a favor ou contra o assunto, e sim sobre se esta questão é ou não determinante na definição de quem deverá governar o país.


No momento em que a população brasileira é chamada a tomar uma decisão fundamental - a da visão social, ambiental, econômica, etc. que norteará as políticas e as ações do governo do país durante os próximos quatro anos – os Diálogos Criativos apostam em uma discussão de alto nível, aberta a todos e alheia a fanatismos, pré-conceitos e demonizações de qualquer natureza sobre se realmente a posição individual dos candidatos à Presidência da República tem poder de influir sobre a legislação em matéria de aborto – considerando que no seio do Congresso Nacional há opiniões extremamente diversificadas sobre ao assunto, transversais aos partidos políticos – ou se colocar no centro de debate esta questão possa responder a outro tipo de interesses e ter talvez como verdadeiro propósito o de ocultar uma discussão mais profunda sobre o modelo de país que os dois candidatos propõem.


Todos os participantes do encontro receberão como cortesia um café expresso gourmet oferecido pelo Café Genot, parceiro do projeto, que poderá ser degustado nas mesas da cafeteria ao lado do Auditório da Livraria Siciliano.


Os Diálogos Criativos são uma iniciativa do jornalista, educador e promotor cultural Antonino Condorelli em parceria com a Livraria Siciliano, o Café Genot e com o apóio editorial do Solto na Cidade, da Tribuna do Norte, da TV Universitária e da Universitária FM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário