domingo, 3 de abril de 2011

Programação de Abril de 2011

Coordenação de todos os encontros: Antonino Condorelli (condor_76@hotmail.com) – Jornalista, educador e promotor cultural independente; Coordenador da organização-não-governamental Coletivo Quan An; Pesquisador do Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Coordenador do Curso de Especialização Estratégias de Comunicação em Mídias Sociais da Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte (FATERN/Gama Filho); Idealizador dos Diálogos Criativos.


ENTRADA FRANCA


Quarta-feira 13/04 – 19:30 hs. - AUDITÓRIO DA LIVRARIA SICILIANO


A Praça Tahrir do Cairo nos dias das revoltas
que acabaram com 30 anos de regime de Hosni Mubarak


Encontro
: MUNDO ÁRABE: VENTOS DE DEMOCRACIA?


O encontro será um diálogo aberto sobre os recentes acontecimentos que sacudiram o Mundo Árabe começando pela Tunísia, atingindo o Egito e de lá espalhando-se à Líbia e outros países. Alguns destes movimentos, como os da Tunísia e o Egito, derrubaram ditaduras há décadas no poder; outros deram origens a guerras civis, como na Líbia, e provocaram o envolvimento ativo do Ocidente; todos foram e estão sendo vítimas de brutais repressões: no Bahrein, no Iêmen, na Síria... Governos autoritários como os do Marrocos e da Síria estão promovendo cautelosas reformas e aberturas sociais e políticas para evitar serem varridos como aconteceu com outros. Ondas maciças de refugiados, produto deste turbilhão que de acontecimentos na África do Norte e outros países, estão desembarcando no Sul da Itália e gerando sérios problemas políticos e sociais na Europa. Em conjunto, todos estes movimentos estão mudando a história e re-definindo a configuração sócio-política de uma inteira região do mundo. Como nasceram, como se desenvolveram e o que prospectam para o futuro os movimentos democráticos que estão transformando o Mundo Árabe? Quais conseqüências estas revoltas poderão ter no resto do mundo? Que papel desempenharam as redes sociais na articulação destes movimentos? Todo o público será convidado a debater livremente sobre estas temáticas.


Bote à deriva no Mediterrâneo, abarrotado de imigrantes
fugindo das turbulências sociais e políticas que estão
arrasando a África do Norte


Facilitadores: Leonel Attias (leonelattias@yahoo.com) - Tunisiano, diplomata, atleta internacional e professor de francês; Hanna Safieh (jacira@safieh.com.br) - Palestino naturalizado brasileiro, professor de química e física aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atual diretor técnico comercial da Companhias Docas do Rio Grande do Norte; Daniel Dantas (danieldantas79@uol.com.br) - Jornalista, Doutorando em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e membros do Movimento dos Blogueiros Progressistas do Rio Grande do Norte; Michele Maisto (madrelingua@supercabo.com.br) - Presidente da Associação Cultural Ítalo-Brasileira do Rio Grande do Norte (ACIBRA/RN).



Quinta-feira 28/04 – 19:30 hs. - AUDITÓRIO DA LIVRARIA SICILIANO


O cantor de blues potiguar Moisés de Lima,
membro da banda Os Grogs


Encontro
: Encontro-show NATAL E O BLUES: UMA LONGA E RICA HISTÓRIA

O encontro percorrerá a história de Natal desde a presença norte-americana durante a Segunda Guerra Mundial aos dias de hoje, explorando as influências, as trocas e as miscigenações entre o mais expressiva manifestação da música afro-americana, o blues, e a música potiguar. O diálogo estará entremeado por apresentações do cantor potiguar Moisés de Lima, do grupo Os Grogs, e da banda Mad Dogs, que realizarão um show de blues intercalado com a conversa.


Os membros da banda potiguar
de blues/rock Mad Dogs


Facilitadores: Moisés de Lima (mlima2001@yahoo.com.br) - Jornalista, cantor de blues e membro da banda Os Grogs; Membros da banda de blues/rock Mad Dogs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário