quinta-feira, 19 de abril de 2012

Sábado, 28 de abril, o Café com Cinema exibe O Mundo de Apu, clássico do cinema neorealista indiano

No sábado, 28 de abril, acontece às 18:30 no Auditório da PotyLivros do Praia Shopping, em Natal, o novo encontro do projeto cultural CAFÉ COM CINEMA, idealizado e coordenado pelo pesquisador, educador e promotor cultural independente Antonino Condorelli, que é também o coordenador dos Diálogos Criativos. No encontro será exibido o longa-metragem indiano O Mundo de Apu (Apu Sansar, 1959), dirigido por Satyajit Ray. Se trata do último filme da Trilogia de Apu, considerada uma obra-prima do cinema mundial, cujas outras partes foram exibidas nas sessões de fevereiro e março do Café com Cinema.

A proposta do Café com Cinema é promover o encontro entre pessoas para partilhar emoções e reflexões a partir de obras-primas da Sétima Arte. Os encontros propiciam diálogos livres e abertos a todos sobre as mais diversas temáticas a partir de filmes de autor, exibidos antes de cada discussão, estimulando a troca de experiências, idéias, sensações e intuições. Todos os encontros têm entrada franca e dão direito a café expresso gratuito e ao sorteio de um livro, cortesias da PotyLivros que é co-promotora da iniciativa.

A partir de hoje é possível reservar o próprio lugar na sessão de sábado, 28 de abril. Há 40 vagas disponíveis, o número máximo de cadeiras que cabem no Auditório da PotyLivros. Para reservar a sua, basta enviar um e-mail para cafecomcinemanatal@gmail.com colocando no assunto Reserva Sessão 28/04 e indicando seu nome no corpo da mensagem. Cada participante poderá solicitar reserva para duas pessoas no máximo, indicando os nomes de ambas no texto do e-mail. Quem solicitar reserva receberá por e-mail um código para cada pessoa indicada, que deverá transcrever e levar no dia da sessão. Para acessar o auditório bastará informar seu nome e o código recebido. Da mesma forma, para receber o café expresso de cortesia bastará informar o código para os funcionários da cafeteria da PotyLivros. As reservas serão válidas somente até as 18:30 do dia do encontro. Havendo desistências ou atrasos de parte de quem reservou, as vagas serão transferidas imediatamente para quem estiver em fila de espera sem reserva e tiver chegado na hora.

A Trilogia de Apu, esteticamente inspirada no Neorealismo Italiano e inédita no Brasil e nas Américas até há pouco tempo, representa a estréia e também o ponto mais alto da cinematografia de Satyajit Ray, considerado o maior mestre do cinema da Índia. O Mundo de Apu, de 1959, narra de forma realista e sensível as dificuldades econômicas, os conflitos existenciais e as escolhas sofridas de um desempregado, dilacerado entre o mundo urbano e a Índia profunda.

Enquanto A Canção da Estrada (1955), a primeira obra da trilogia, se concentra na infância de Apu e O Invencível (1956) explora sua juventude, o terceiro e último longa-metragem da triologia narra as vicissitudes da vida adulta do protagonista.

Após a exibição de O Mundo de Apu, será aberta uma discussão livre a partir das sugestões de reflexão despertadas pela obra nos presentes.

Contamos com a participação de tod@s vocês para partilharmos juntos mais emocionantes momentos de livre pensar, arte e partilha.


Desde já, sejam bem-vind@s!

Mais informações e contatos: cafecomcinemanatal@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário